TRABALHADORES PEDEM AUMENTO NO BÔNUS E NO PISO SALARIAL

Shuntou

Os sindicatos japoneses já começaram a apresentar aos empregadores a pauta de reivindicações salariais, que vão do aumento do bônus ao piso salarial, informou a imprensa japonesa. O movimento faz parte da Ofensiva da Primavera, que acontece todos os anos e que leva à mesa de negociações trabalhadores e empresários. 

Os sindicatos de trabalhadores da Toyota, com 63 mil filiados, querem o pagamento de 2,3 milhões para o bônus da primavera. Já para quem ganha até 300 mil ienes, o bônus reivindicado é de 6,8 vezes o salário mensal. Os trabalhadores também querem aumento de 4 mil ienes no piso salarial.

Os 60 mil filiados ao Sindicato dos Trabalhadores do Setor Eletroeletrônico, ligados à Confederação Sindical Japonesa (Rengou), estão pedindo aumento de 4 mil ienes para os engenheiros, depois de 5 anos de salários congelados. Para quem ganha o piso da categoria, o aumento reivindicado é de 3 mil ienes, chegando a 158 mil ienes.

Segundo os dirigentes sindicais, sem o aumento, os trabalhadores não poderão contribuir com a recuperação da economia japonesa.

Os possíveis aumentos poderão pressionar mudanças nos salários dos trabalhadores das fornecedoras de peças e componentes para o setor automotivo e eletroeletrônico onde trabalham milhares de brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.