TERREMOTO EM TOKYO PODE DEIXAR 23 MIL MORTOS

Sagami


O governo de Tokyo prevê que cerca de 23 mil pessoas morrerão caso um terremoto de magnitude 7,3 atinja a capital japonesa, informou hoje o jornal Mainichi citando a agência de notícias Kyodo. Segundo o relatório do governo, os prejuízos materiais podem chegar a 95,3 trilhões de ienes.

O número é quase o dobro do estimado em 2005, quando o Conselho de Prevenção de Desastres de Tokyo, calculou em 11 mil as mortes provocadas por um terremoto na mesma magnitude, envolvendo grandes incêndios na capital. O resgate das vítimas também seria prejudicado pelo impedimento ao acesso de ruas devido ao fogo e aos desabamentos.

O mesmo Conselho prevê um desastre maior caso o epicentro do terremoto aconteça na Baía de Sagami, no litoral da província de Kanagawa. Nesse caso, o número de mortos subiria para 70 mil, com 610 mil casas e prédios destruídos e 7,2 milhões de desabrigados.

As consequências do tremor também afetariam a economia japonesa com a suspensão do fornecimento de vários itens de consumo, energia e vias de acesso.

Sismólogos acreditam que um terremoto dessa natureza tem 70% de possibilidade de ocorrer nos próximos 30 anos.

Segundo dados do Ministério da Justiça, em Tokyo e Kanagawa vivem 12,3 mil brasileiros.

Na foto aérea, a Baía de Tokyo, à direita, e a Baía de Sagami, abaixo.

コメントを残す

メールアドレスが公開されることはありません。