DIFICULDADE EM ALUGAR APARTAMENTO É O PRINCIPAL PROBLEMA DE DISCRIMINAÇÃO CONTRA ESTRANGEIROS EM TOKYO
Turista

Uma pesquisa realizada no final de 2013, com cerca de 1,5 mil entrevistados, revelou que a dificuldade para alugar um apartamento é o principal problema de discriminação contra os estrangeiros em Tokyo, informou o Jornal Mainichi. A pesquisa foi encomendada pelo Governo da Província para avaliar as violações dos direitos humanos dos estrangeiros na capital, com vistas a melhorar a situação antes das Olimpíadas de 2020.

Segundo a reportagem, a Divisão de Direitos Humanos do Governo de Tokyo procurou saber como a população local pensa a discriminação contra os estrangeiros, uma vez que um número grande virá à cidade para trabalhar ou assitir os Jogos Olímpicos.

Os dados da pesquisa revelam que 45,6% dos entrevistados consideram as dificuldades dos estrangeiros em alugar um apartamento como o tipo mais corrente de discriminação. Em segundo lugar, com 34,5%, aparece a discriminação no ambiente de trabalho ou na procura de um novo emprego. Em terceiro, com 21,9%, a falta de informação e comunicação das atividades públicas e comunitárias. O maltrato e o assédio no trabalho e na escola foram apontados como o terceiro maior tipo de discriminação para 21,1% dos entrevistados. Por fim, as atitudes e discursos xenófobos ocupam o quarto lugar, com 19,9%.

Perguntados o que é preciso fazer para reduzir os atritos entre japoneses e estrangeiros, 60,1% responderam que informar a essa população sobre os hábitos e costumes do país seria uma boa medida. Outros 44,3%, responderam que é necessário criar mais oportunidades de comunicação e integração entre os estrangeiros e a sociedade local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.