BolsasUma das pre­o­cu­pa­ções no ingresso da uni­ver­si­dade, além do pro­blema do idi­oma e da falta de conhe­ci­men­tos gerais para pas­sar no ves­ti­bu­lar, é como pagar os estu­dos. Essa preocupação atinge pais e alunos. A fim de reduzir as difi­cul­da­des para o ingresso na uni­ver­si­dade, que já são mui­tas, oferecemos abaixo dados de bolsas que os brasileiros podem se inscrever.

São vários tipos de bol­sas: bol­sas do Minis­té­rio da Edu­ca­ção com seleção no exte­rior e no Japão, bol­sas de fun­da­ções, das pró­prias uni­ver­si­da­des, etc. Existem bol­sas que o aluno pode tra­ba­lhar e estu­dar, a empresa paga os cus­tos da universidade e dá alo­ja­mento. Existe tam­bém o sis­tema de insen­ção de mensalidade, no pri­meiro ano de facul­dade, que é o ano mais caro. A isen­ção é par­cial ou total. Há tam­bém finan­ci­a­mento de ban­cos para estudos.

Essas infor­ma­ções também estão dis­po­ní­veis nos sites das pre­fei­tu­ras onde há maior con­cen­tra­ção de bra­si­lei­ros e de enti­da­des liga­das à educação.

Esperamos que as infor­ma­ções incentivem os alunos a pros­se­guirem os estu­dos, já que elas ajudam a solucionar o problema financeiro. O intuito é que o aluno e os pais sai­bam des­sas infor­ma­ções o mais rápido pos­sí­vel para que a famí­lia pos­sa se pla­ne­jar para que o(a) jovem possa con­cor­rer a essas bolsas.

Confira nos links abaixo os detalhes de cada bolsa.

BOLSAS – TODAS AS REGIÕES

BOLSAS POR REGIÃO

REGIÃO DE KANTO E TOHOKU

REGIÃO DE CHUBU

REGIÃO DE KINKI E SHIKOKU

REGIÃO DE CHUGOKU

REGIÃO DE KYUSHU E OKINAWA

BOLSAS DE EMPRESAS DE JORNAIS

BOLSAS DAS UNIVERSIDADES

FINANCIAMENTO DE BANCOS JAPONESES (em construção)

INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS EM JAPONÊS

 
A NPO SABJA agradece as voluntárias pela colaboração na organização, tabulação e tradução das lista de bolsas de estudos (os nomes estão em ordem alfabética):
Flavia Feijo
Hana Yamanaka Evaristo Silva
Yukiko Yamaguchi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.