O apoio na familia e escola é importante para as crianças brasileiras que têm alguma dificuldade em sua vida diária ou escolar em obter educação e apoio personalizados. Por outro lado, tornou-se claro que existem os seguintes problemas em ambientes educacionais, como familias e escolas.

[1] Dificuldades no apoio às crianças cuja língua materna não é o japonês

[2] Dificuldades na realização de teste de inteligência para crianças cuja língua materna não é o japonês

[3] Falta de informação na comunidade brasileira sobre o sistema educacional japonês

O envolvimento dos pais é de suma importância no apoio educacional, e a cooperação entre a escola e os pais é essencial para apoiar as crianças na vida diária e escolar. No entanto, há casos em que é difícil para os pais brasileiros cooperarem com a escola devido a vários fatores, não apenas à barreira do idioma. Um dos motivos é o desconhecimento parcial ou total do sistema educacional japonês por parte da comunidade brasileira, que é diferente do.

Para enfrentar esses desafios, iniciamos a assistência para desenvolvimentode psicólogos brasileiros. Os beneficiários são crianças brasileiras, mas, ao mesmo tempo, visamos resolver também os problemas dos pais e das escolas. Visando a implementação do projeto preparamos as seguintes iniciativas.

◆ Alocação de psicólogos brasileiros que entendem as diferenças entre as culturas e sistemas educacionais japoneses e brasileiros

◆ Adoção de versão em português do kit de teste WISC

◆ Alocação coordenadores que falem português

◆ Organização de secretaria em japonês

Palestra sobre o suporte educacional para crianças brasileiras no Japão(Dr.Irineu)

Palestra sobre o suporte educacional para crianças brasileiras no Japão(Dra.Rubia Infantil)

Palestra sobre o suporte educacional para crianças brasileiras no Japão(Secretaria, Sra.Akiko Chiba)